Reciclagem de Vidro: tudo que você precisa saber
Não podemos dizer ao certo quando o vidro foi criado, mas sua revelação é atribuída aos fenícios que, casualmente o descobriram há cerca de quatro mil anos, quando faziam as fogueiras na praia. O que se sabe com certeza é que os sírios, fenícios e babilônios já utilizavam o vidro desde 7.000 a.C. E por se tratar de um material muito utilizado desde á antiguidade, você sabia que existe também a reciclagem de vidro? Se ainda não, nesse post iremos te explicar tudo sobre o assunto!
No Brasil, a primeira fábrica foi construída no século XVII, em Pernambuco, por artesãos. Produzindo inicialmente janelas, copos e frascos. Mas foi a partir do século XX, que as fábricas de vidro brasileiras começaram a se automatizar e processar em escala industrial o que então era feito de modo artesanal e individual. Você sabia?
Não descarte o vidro em lixo comum!
Os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza por cerca de dez mil anos. Por isso, o descarte desses materiais em locais inapropriados pode ser muito prejudicial ao meio ambiente.
Dessa maneira, o melhor a se fazer é reciclar os materiais feitos em vidro. Confira algumas vantagens na reciclagem do vidro:
-
Diminuição do volume de lixo nos aterros;
-
Reaproveitamento do vidro em 100%;
-
Para cada tonelada de vidro reciclado, gasta-se menos 70% do que se gastaria para fabricar mais vidro;
-
Para cada tonelada de vidro reciclado, economiza-se 1,2 toneladas de matéria-prima.
O que é a reciclagem de vidro?
Entende-se como reciclagem de vidro, o processo industrial de derretimento de resíduos de vidro. Para a fabricação de novos produtos, na maior parte das vezes, embalagens. Vidros reciclados são misturados com matéria-prima nova, e em média as garrafas de vidro são compostas em cerca de 60% de vidro reciclado. Dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%. Dessa forma, resíduos de vidro são uma importante fonte de matéria-prima para a fabricação de novas embalagens de vidro.
O vidro usado em embalagens é um material totalmente reciclável, por isso quando se fala em reciclagem de vidro, principalmente na indústria vidreira, o assunto sempre teve um grande destaque. E ganhou forças nos últimos anos com grandes investimentos feitos para promover e estimular o retorno da embalagem de vidro como matéria-prima. O vidro pode ser reciclado várias vezes pois é feito de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao se agregar o caco na etapa de fusão de vidro, diminui-se a retirada de matéria-prima da natureza.
A reciclagem de vidro, além de poupar uma boa parte dos recursos naturais, também consome menor quantidade de energia e emite menos material particulado. Se comparado com a fabricação do vidro sem a incorporação de cacos. Vale ressaltar que, com um quilo de vidro se faz outro quilo de vidro, com perda zero de materiais. Outros aspectos a considerar ao se reciclar o vidro é a menor geração e descarte de resíduos sólidos urbanos, a redução nos custos de coleta urbana e o aumento da vida útil dos aterros sanitários.
Assim como nos demais processos de reciclagem, na reciclagem de vidro o valor do material reciclado tem uma ligação direta com a pureza do mesmo. Por isso, a separação inicial é confiada á coleta seletiva. Na prática porém, deve-se contar com a mistura dos vidros por parte da população. Sendo assim, a indústria da reciclagem deve contar com um processo de separação eficiente.
A importância da reciclagem de vidro
A reciclagem de vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro, ou compramos vidro reciclado, estamos contribuindo com o meio ambiente. Esse material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Outro fator que não podemos esquecer é que a reciclagem de vidro serve como gerador de renda para milhares de pessoas. Que atuam principalmente em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais.
É importante ressaltar que essas características são únicas do vidro, além das suas vantagens como material, acrescenta-se à elas o benefício da reciclagem. Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem de vidro, sem nenhuma perda material. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia, e emite resíduos menos particulados de CO2. Contribuindo assim para preservação do meio ambiente.Fique atento!
A reciclagem de vidro é uma atividade economicamente viável, tornando-se um nicho de mercado inexplorado, com grande potencial de lucratividade.
– Descarte de Lixo – Custo de coleta de lixo + Vida útil dos Aterros + Qualidade de vida = ♥
Tipos de vidros recicláveis
-
Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
-
Potes de alimentos;
-
Cacos de vidros;
-
Frascos de remédios;
-
Frascos de perfumes;
-
Vidros planos e lisos;
-
Pára-brisas;
-
Vidros de janelas;
-
Pratos, tigelas e copos
Depois de descobrir a importância da reciclagem de vidro, chegou a hora de você fazer a diferença!
Conheça nossa linha de Trituradores de Vidros e Residuos clicando aqui.
-
Triturador de Resíduos TMF 1060
Triturador de Resíduos TMF 1060: Versátil, processa diversos materiais, como plásticos, tecidos, papéis, madeira, couro, entre outros. Ideal para indústrias farmacêuticas e alimentícias. Granulometria definida pela peneira abaixo do rotor
-
Triturador de vidro para reciclagem TVL 50
Design compacto e moderno, o triturador de vidro TVL 50 é ideal para cooperativas, cervejarias, bares e condomínios. Reduz o volume de resíduos, reaproveita cacos para refazer vidro. Motor Elétrico 370W, 230V/50Hz CV. Transforma garrafas em pedaços de 2 cm
-
Fragmentadora de papel FP A4
Fragmentadora de papel FP A4
-
Trituradores de Vidro e Garrafas TVL103
Reduza o volume de vidros com o Triturador de Vidros e Garrafas TVL 103. Ideal para prefeituras, cooperativas, cervejarias e bares. Transforma garrafas em pequenos pedaços de 12 mm.